10 Dicas para ter o Apartamento dos Sonhos

O Apartamento do sonhos

O Apartamento do sonhos

Procurar pela casa ideal pode ser uma cruzada cheia de percalços. Mas alguns cuidados podem tornam a busca mais otimizada. Relaxe e siga estas 10 dicas para ter o apartamento que sempre sonhou.

1. Escolha com cuidado o bairro: Avalie todos os empreendimentos que o bairro possue, seu comércio e tipo de residência próximos. Vias de acesso e transporte público também devem pesar na balança da escolha. Bairros comerciais são mais movimentados enquanto os residências mais tranquilos, entretanto, mais suscetíveis à assaltos. Proximidades com Universidades trazem infra-estrutura mas também muitos bares.

2. Avalie se é melhor comprar novo ou usado: Uma boa pesquisa de mercado, comparando preços e propastas irá te guiar para a escolha deste quesito. A facilidade de pagamento também deve estar de acordo com o tipo e valor do imóvel. Cuidado sempre com regiões onde a especulação imobiliária impera independente do tipo de imóvel.

3. Finacie de acordo com seu bolso: Não vale a pena se endividar para comprar uma casa, visto que esse tipo de financiamento demora 10 anos para acabar. Faça uma poupança e pague a maior entarda possível. Tenha um fundo de reserva caso fique desempregado durante o parcelamento.

4. Visite o local com calma: Ao visitar o imóvel, vá durante o dia pois a luz do sol possibilita que se veja o real estado de conservação do local. Leve alguém para ter uma segunda opinião.

5. Seja firme com a imobiliária: Muitas vezes os corretores nos empurram imóveis que não estão de acordo com nossas expectativas. Seja firme e só aceite visitar aquilo que está dentro do que se quer.

6. Use a internet e as redes sociais como aliados: Divulgue entre seus amigos no Orkut, Facebook e Twitter que está procurando apartamento. Sempre haverá indicações. Procure termos específicos como “comprar apartamento em São Paulo” no Google para ter acesso a sites especializados com as ofertas de seu interesse.

7. Faça propostas equilibradas: Imagine-se no lugar do corretor e só proponha aquilo que faça sentido e beneficie ambos os lados.

8. Pesquise o histórico da construtora: Ao comprar um apartamento na planta, pesquine na internet e em órgãos de defesa do consumidor a idoneidade da empresa.

9. Programe-se para não ficar endividado: Faça as contas desta dívida com calma e, se for o caso, peça ajuda a um contador.

10. Não esqueça nada da documentação: Verifique com a prefeitura de sua cidade quais os impostos que precisam ser pagos. Não esqueça de providenciar uma escritura do imóvel em seu nome.