10 Benefícios Do Riso Para A Saúde Humana

10 Benefícios Do Riso Para A Saúde Humana

10 Benefícios Do Riso Para A Saúde Humana

Não é de hoje que ouvimos dizer que “rir é o melhor remédio”. E pesquisas recentes comprovam que  o ato de rir – que é muito complexo –  faz mais pela pessoa do que apenas  espantar o mau humor e tornar o seu dia mais alegre. O riso traz tantos benefícios à saúde humana que ele é considerado pelos médicos como sendo  um medicamento gratuito, orgânico e sem restrições de uso, que previne e trata os males que atingem nossa mente e corpo.

Benefícios do riso para a saúde humana

Podemos enumerar pelo menos 10 benefícios que o riso traz para cada um de nós. Entre esses benefícios, destacamos:

1 – Ajuda a diminuir a tensão, tranqüiliza a mente e levanta o ânimo, reduzindo, e muito, os sintomas da depressão e da falta de auto-estima.

2 – Estabiliza a respiração e o batimento cardíaco, fortalecendo assim o coração, além de ajudar a elevar os níveis de HDL ( chamado de “ bom colesterol” ) no organismo. Portanto, pode-se dizer que o riso ajuda a reduzir o risco de doenças cardíacas.

3 –  Melhora a circulação sanguínea, o que faz com que a pressão do sangue diminua, evitando sintomas como cansaço, insônia, dores de cabeça e etc.

4 – Ajuda a provocar a liberação de poderosos hormônios que fortalecem o sistema imunológico. Descobriu-se até que o bom humor atua nesse sistema imunológico prevenindo gripes e resfriados.

5 –  Aumenta a quantidade de ar nos pulmões. Isso porque quando damos uma gargalhada, inalamos mais ar e, como isso, os pulmões ficam mais limpos e fortes.

6 – Facilita a digestão. Descobriu-se que, quando rimos, os músculos abdominais são os mais estimulados, e esses movimentos como que massageiam o nosso sistema gastrointestinal, melhorando assim a digestão.

7 – Faz  baixarem os níveis de cortisol e adrenalina, que são os hormônios do estresse. É por isso que as pessoas que apresentam maior senso de humor sempre têm níveis de estresse reduzido.

8 –   Aumenta os níveis de criatividade e imaginação de uma pessoa.

9 –  Exercício Físico. Dar boas risadas é o mesmo que fazer um exercício físico, isso porque elas movimentam nossos músculos, não só do abdômen, mas também das pernas, pés , braços e dos músculos das costas.

10 – Rir une pessoas, porque quebra barreiras e aumenta a felicidade, e é definido como  um dos primeiros mecanismos responsáveis por criar elos entre os grupos sociais. A razão é simples: o humor é um fator que indica muitas coisas: interesses, valores, preocupações e necessidades, o que  faz com que nos sintamos igualmente unidos na nossa fragilidade e interesses afins.

Com tantos benefícios assim, nada melhor do que sempre procurarmos lançar mão do poder de cura do riso no decurso das nossas vidas, até porque, segundo muitos especialistas, o riso é a própria receita da longevidade.